5.01.2010

Do outro lado do meu espelho...

"Subindo a escada rolante da estação de metrô de Karlaplan, leio cartazes com os dizeres: Do amor ao ódio, em 8 minutos; da fúria ao ressentimento, em 35 minutos. Não entendi nada!

Quando minha filha era pequena, comprei-lhe um livrinho que se chamava "O livro dos sentimentos". Nele, apresentavam-se a raiva, a alegria, a tristeza, a inveja e tantas outras emoções, todas devidamente acolhidas, sem julgamento. Acho que o livrinho foi uma maravilha, não apenas na educação sentimental da minha pequena, mas também na minha.

Aprendi, então, que um "dicionário de emoções" podia ser um livro muito "gordo". E que "ser gentil, amável, boazinha" não era o único estado de espírito digno de uma boa pessoa. Mas isso deve ser porque, em Itabuna, no meu tempo, não havia “a Ópera!”

De qualquer forma, a história dos cartazes é simples de explicar: uma campanha publicitária da Ópera Real de Estocolmo para estimular a curiosidade dos jovens pela ópera e pelo ballet.

Situada na Praça Gustav Adolf, bem no centro de Estocolmo, a Ópera Real sempre ofereceu a seus visitantes algumas pérolas da música e da dança clássica mundial. Lá estive uma vez, para chorar em Il Barbieri di Siviglia, e outra, para apresentá-la a meus filhos, em um espetáculo de ópera infantil.

Mas em sua atual campanha publicitária, a Ópera Real oferece uma viagem de emoções pelo metrô de Estocolmo!

A coisa é genial! Para andar no metrô, a empresa de transporte coletivo local da capital sueca oferece um "planejador de viagens" online. Você escreve o ponto de origem e o destino. Eles apresentam a melhor alternativa de transporte, incluindo ônibus, metrô, bonde, etc.

Pois não é que a propaganda da Ópera rebatizou cada uma das cem estações do metrô com um sentimento, uma emoção, um estado de espírito?

A gente vai à página da "viagem de emoções" e, da mesma forma, escolhe a origem e o destino. Mas, já agora, com seus novos nomes. Por exemplo, entre o Divino e o Prazer, ou entre a Tristeza e a Agitação. Aí, a página sugere a trilha sonora adequada para o tempo e as emoções da sua viagem, e a coloca à sua disposição. Você pode baixá-la para ouví-la no celular, ou compartilhá-la com seus amigos via e-mail, facebook, twitter... o que você preferir.

Maravilhosa oportunidade de, uma vez e para sempre, aprender o nome de cem emoções em sueco. Nem sabia que havia tantas!

E agora, finalmente, poderei deixar de confundir prazer com luxúria, ou raiva com ódio, ressentimento ou rancor. Descobri, por exemplo, que desejo pode ser pelo menos quatro coisas em sueco: lust, vilja, önska e åtrå, dependendo do tipo de desejo de que estamos falando.

E estou aprendendo palavras e nuances que eu nem sonhava existirem neste idioma tão lindo e tão difícil, ao mesmo tempo! Saboreie, por exemplo, a palavra förtrytelse. Não é bela? Significa algo assim como mágoa ou ressentimento.

Me divirto tirando conclusões malucas e interpretando o planejador de emoções. Por exemplo, entre a Excitação e o Êxtase, leva-se uma hora e seis minutos, segundo a página. Já pensou, que maravilha de viagem? Já passar do Desânimo à Alegria de Viver requer apenas cinco minutos!

Outra brincadeira é tentar identificar as óperas de cada estação. Minha estação favorita é o Desejo, com a Habanera, da Carmen de Bizet: "o amor é um pássaro rebelde que ninguém pode aprisionar". Mas até identificar as outras 99...! A campanha acaba e eu ainda estarei tentando. Não sei quase nada de ópera.

Se você quiser brincar também, leitor, pode olhar a página aqui. Se estiver impossível entender, vá ao Woxikon, utilíssimo dicionário online em oito idiomas diferentes, e traduza os sentimentos que mais lhe apetecerem. E ouça música de alta qualidade, é claro!

Achou complicado e não achou graça nenhuma? Acontece que a graça não está na página, nem na publicidade, mas na "viagem" que a gente faz dentro de si mesma. A cada emoção identificada, a gente descobre novos matizes na vida e faz um desafio ao cérebro e ao coração: se envolver mais, se conhecer mais, aperfeiçoar a vida emocional.

Qual a minha queixa?

É que o "planejador de emoções" não inclui a linha do bondinho do Tvärbanan que passa na frente da minha casa. Tenho, então, de ir em silêncio até a estação do Alívio, para só aí, ao som de uma música maravilhosa, dirigir-me ao Prazer, passando por Insanidade, Desejo, Amor, Empatia, Loucura, Ódio e Calma.

Prazer é a estação do meu local de trabalho. Vem logo depois da Calma. Sugestivo..."

E-mail recebido em 30 de abril de 2010 de Joana, que depois de dividir corredor e experiências em Estocolmo, acaba por dividir os estados de espírito e este texto de Sandra Paulsen, autora do blog Cartas de Estocolmo . Grattis!

Nenhum comentário:

aqui tem mais do mesmo

Blog Widget by LinkWithin