11.23.2009

What's for dinner?

Sou mais um entre muitos que amaram o filme Julie & Julia. Como a maioria da audiência, terminei o filme com fome. Faminto mais pelas aventuras na cozinha do que pela comida em sí.



A cozinha sempre foi o lugar mais animado na minha família, cresci cercado de grandes cozinheiras e cozinheiros. Por conta disto tenho uma memória gustativa vasta e costumo lembrar lugares por suas comidas maravilhosas que por ventura provei por lá. Porém, isto é história para outro post. Este aqui é para passar a receita do melhor frango assado do mundo que já comi na minha vida. Desculpa mãe, o da senhora é ótimo, mas este é de comer de joelhos. Não acredita querido leitor amigo? Então, tenta fazer a receita em casa. La garantia soy yo e Julia Child. A receita é bem simples e fácil de fazer.

Então vamos colocar as mãos na massa, digo, no frango. Escolha um frango de bom tamanho, pois garanto que só vai sobrar os ossos. Eu optei por um frango refrigerado, que é mais fresco, e que foi alimentado com milho e não ração. A diferença é gritante no sabor da carne. Ela é mais suculenta e saborosa.

Os ingredientes para temperar são:

* 3 limões sicilianos;

* Sal e pimenta do reino ao seu gosto, eu usei a pimenta moída na hora e flor de sal;

* 3 ramos pequenos de alecrim fresco e tomilho, também fresco, a vontade;

* 4 dentes de alho amaçados com a lateral da faca, não precisa tirar as cascas;

* 2 dentes de alhos picados ou amassados, naturalmente os dentes de alho neste caso estão sem a casca; e

* bom azeite de oliva.

Em uma tigela esprema os limões e não jogue as casca, coloque-as junto com os outros temperos. Não se preocupe com as sementes do limão, elas são separadas facilmente depois.


Adicione o frango e massagei o tempero nele todo. Depois de espalhar os temperos, recheio o penoso frango com eles e utilize um bartante para amarrar as pernas. Irá sobrar na tigela, apenas o caldo. Agora, fica fácil separar as sementes. Deixe o frango descansar com o peito no caldo e de vez em quando volte a massager todo ele. Eu recomendo colocar o frango, juntamente com o caldo, em um saco plástico e deixar marinar de um dia para o outro na geladeira, sem deixar de massagear a carne vez ou outra. O sabor dos temperos ficam mais pronunciados. Com o frango temperado, o próximo passo é fazer uma cama de cebolas fatiadas para assá-lo.


Deixei assar por 1 hora e 15 minutos em um forno com a temperatura de 200 graus celsius, se não tiver um forno com circulação de ar quente aumente a temperatura para 230 graus. Depois de pronto, destrinchar a ave ao seu gosto e servir com o seu acompanhamento preferido. Eu segui a dica da Julia e coloquei os pedaços do frango em uma cama de baby espinafre regados com molho feito com o suco do assado.


Para fazer o molho é muito simples, utilize o caldo e as cebolas assadas como frango. Passe tudo o que sobrou na assadeira por um coador, adicione uma colher de oléo de amêndoa ou avelã, ou se não tiver nenhum destes óleos coloque um pouco mais de azeite. Adicione mais sal caso seja necessário e os pedaços de frango desfiados que sobraram na carcaça da ave. Misture tudo e tempere o espinafre. Aproveitem e bon appétit!

PS: agora meu próximo desafio, será fazer beouf à la bourguignonne. Wish me luck!

Nenhum comentário:

aqui tem mais do mesmo

Blog Widget by LinkWithin