Na Suécia, Valborgsmässoafton ou Valborg é um dos feriados mais esperados durante o ano. As formas de celebração por aqui variam em partes diferentes do país, de região para região e de cidade para cidade. Na véspera do feriado de primeiro de maio, várias fogueiras enormes iluminam praticamente todas as colinas. Entre as tradições, uma em particular que eu gosto é caminhar pelos bosques coletando ramos verdes para adornar as casas e trazer prosperidade. Alguns jovens presenteiam com esses ramos e a recompensa esperada para esta tarefa é paga em ovos. A tradição comum e muito difundido no país é cantar. As pessoas se reúnem em jantares familiares, em volta das fogueiras ou qualquer outra aglomeração para entoar canções para celebrar a primavera. As principais ocorrem nas velhas cidades universitárias como Lund e Uppsala. Hoje vou encontrar amigos, beber vinho, coletar ramos verdes e cantar em volta de fogueiras espalhadas por Estocolmo. Os outros estudantes vão até Uppsala, primeira capital sueca, eu estou velho para as famosas celebridades estudantis. Já vivi isto em meu tempo de estudante em Lund, agora quero mais conforto, menos bebedeiras e mais conversas entre amigos. Trevlig Valborg!
"What lies behind us and what lies ahead of us are tiny matters compared to what lives within us." Henry David Thoreau
4.30.2009
4.28.2009
Song for an old lady, who is a heavy smoker and a great runner
Esta foto foi roubada aqui e ela é uma entre tantas outras fotos e textos maravilhosos do fotógrafo, escritor e "explorador de cavernas" Adam Jeffries realizadas durante suas aventuras pelo mundo.
4.27.2009
Up in this cage I’m not regretting
Para ter em casa Lose You do Pete Yorn, ou ouvir no iPod, ou cantar no chuveiro, ou ainda usar de trilha sonora em dias cinzas, clique aqui.
Take a chance on me
If you change your mind, I'm the first in line. | A minha vida em Estocolmo segue tranqüila e meus sonhos continuam os mesmos. | Honey I'm still free, take a chance on me. | Ainda quero minha casa no mato e perto d’água, quero continuar com minhas pesquisas e discutir sobre coisas do mundo com pessoas interessantes. | If you need me, let me know, and I'll be around. | Quero escrever meu blog, viajar muito, beber vinho, comer bem, nadar, correr, pescar e conhecer pessoas. | If you've got no place to go, when you're feeling down. | Quero deixar de ser insatisfeito, quero aprender a me amar, quero poder dividir isto com alguém. | If you're all alone when the pretty birds have flown. | Quero ensinar coisas novas aos outros, ver meu sobrinhos crescerem. | Honey I'm still free, take a chance on me. | Ter minhas crianças ou cuidar das dos outros. | Gonna do my very best and it aint no lie. | Quero cachorros, quero manter meus amigos, quero fazer novos amigos, quero acima de tudo amar muito. | If you put me to the test, if you let me try. | Quero ouvir musicas e dançar escondido. | Take a chance on me. (come on, give me a break will ya? ) | Quero dividir a cama e velar sonhos. Quero tudo isso e muito mais, então, me dê uma chance. | Take a chance on me.
Para ler ouvindo Take A Change On Me com o Erasure, clique aqui e cante comigo. Pabbabbabba ba, pabbabbabbabba ba ba...
4.26.2009
Walls
"With no consideration, no pity, no shame,
they have built walls around me, thick and high.
And now I sit here feeling hopeless.
I can't think of anything else: this fate gnaws my mind -
because I had so much to do outside.
When they were building the walls, how could I not have noticed!
But I never heard the builders, not a sound.
Imperceptibly they have closed me off from the outside world."
Constantine P. Cavafy
Para ouvir Building a Wall do Pet Shop Boys, clique aqui e sing-a-long:
"I'm building a wall / A fine wall / Not so much to keep you out / More to keep me in"
The dreamer is still asleep
Um pedaço de mim sonhado. Para ouvir The Dreamer Is Still Asleep by COIL, clique aqui.
"The beginning is also the end
Time defines it, time unwinds it
It will end
Like close friendships
Nothing could be further
We forget the space between people and places
Is empty
We forget, and don't notice the loss
And don't notice the loss..."
4.25.2009
4.23.2009
4.18.2009
Pisando em reis
Hoje fui visitar a catedral de Estocolmo ou Storkyrkan em Gamla Stan. Ali reis e outros ilustres estão enterrados, caminhamos sobre suas lápides apagando com os passos e o tempo os epitáfios. Fazia tempo que não entrava em uma igreja e a calmaria do local me fez bem. O estilo gótico da catedral construída em típicos tijolos vermelhos suecos é majestosa com suas cúpulas e adornos. Dentro da catedral encontrei um dragão que eu adoraria mostrar para outro que ficou por ai no mundo novo. A escultura de São Jorge contra o dragão, foi encomendada para comemorar a vitória dos suecos em defender a cidade da invasão dinamarquesa na Batalha de Brunkeberg ocorrida em 1471. O trabalho é de tirar o fôlego, o escultor - Bernt Notke - utilizou madeira de carvalho e chifres de alces como materiais para a sua obra prima.
4.15.2009
So, let me be good for you
Good For Me by Above & Beyond
To be with you is easy
I know you're good for me
This feeling inside me
Oh, it sends me sky high
To be with you is easy, oh baby
I know you're good for me
This feeling inside me
Oh, it sends me sky high
You're good for me my baby
So good for me, my love
You're good for me my baby
So good for me, oh love
To feel for you is easy, oh baby
I know you're good for me
This feeling inside me
Oh, it sends me sky high
You're good for me my baby
So good for me, my love
You're good for me my baby
So good for me, oh love
4.10.2009
How far can you send emotions?
Existem coisas que de tão simples e familiares trazem calma ao espírito. Não existe momento de tristeza ou inquietude que resista aos pedaços de carinhos materializados em cheiros, gostos, sons e toques. Os sentidos se acalmam e a vida respira, mesmo que seja só naquele momento, sem pressa. Nesta hora, deixo de ser inquieto, deixo de pensar nas coisas que não deram certo e nem me preocupo com as coisas do amanhã. Existe apenas a calma do presente breve e fadado a morte, nele a calmaria d'alma está refugiada as vezes numa pasta alla carbonara, noutras em uma foto e sempre em uma música. Magamalabares tem este efeito sobre mim. Em todos os momentos mais duros eu sempre me pego cantarolando: "quem tem Deus como império, no mundo não está sozinho, ouvindo sininhos...". Sou sincero em dizer que tenho pouco apreço pelo Carlinhos chato Brown, tenho até a coragem de dizer que fico cansado com a força dele em provar ser "intelectual e tal", mas tiro o chapéu e agradeço está benção dada em versos na voz da Marisa Monte. Para acalmar, baixe aqui a minha calma. Mudando completamente de assunto, só hoje consegui comprar um chapstick. Minha boca deixou de ser ressecada [uhuuuuuuu] e vai muito bem obrigado. Oi! Essa foi para você Francesa com Guelras. Comprei este produtinho aqui e todos os outros da linha Hemp da The Body Shop. Sim caros leitores amigos, estou ajudando a agricultura familiar de maconha cânhamo em Guam e nada de teste em Easter Bunnies, Bambis ou Chitas. Glad Påsk!
4.08.2009
Contando segredos...
Este foi o segredo que Pat me contou ontem - tack så mycket Pat - e que venho dividir com vocês queridos leitores amigos. O nome dela é Anna Ternheim e estou encantado com o trabalho dela. Se alguém gostar e quiser é só pedir que eu lhes envio as músicas, pois na minha compulsão já tenho todos os 5 trabalhos que consegui encontrar desta suéca. Até lá, aqui está My Secret para tocar no seu iPod, para isto é só clicar aqui.
What are you looking at?
Só consegui assistir hoje o último episódio da segunda temporada de Damages. Adoro este enlatado seriado, sempre cheio de tramas, mentiras, corrupção, personagens bem construídos e elenco sensacional. O tom frio da fotografia gela a alma de qualquer um e acompanhar esta trama com Glenn Close, Rose Byrne, a insuperável Marcia Gay Harden, Timothy Olyphant, William Hurt e outras estrelas é sempre um prazer. Por falar em Danos & Perdas ou the other way around, neste exato momento enquanto escrevia este post recebi a notificação sobre uma nova bolsa de estudos. Desta vez um convite para a Universidade do Porto em Portugal. Claro que não posso aceitar, até porque já estou como pesquisador convidado aqui no Instituto Real de Tecnologia em Estocolmo, mas faz bem para o ego ter enviado três formulários para três importantes programas na minha área e receber respostas positivas em dois deles e todos com bolsa de estudos. Two gone, and one to go! Agora só falta receber a resposta do último programa. De qualquer forma, o placar 2x1 continua muito bom e não preciso de 3x0 para massagear ainda mais meu ego inflado, até porque já estou no melhor programa europeu em ecologia industrial. Agora, sinceramente, não entendo porque as coisas são tão simples para mim aqui fora e sempre uma luta absurda para ganhar uma bolsa no Brasil. Oi, pessoal da FAPESP que tal dar uma chance para o brazuca aqui?
4.07.2009
O sentimento do dia
As coisas seguem seu curso por aqui e pensei que ao atravessar um oceano e outros tantos países as coisas que doem ficariam perdidas no Brasil. Como é engraçado a sensação de alívio durante a fuga e triste o desespero ao descobrir que ela não serviu para nada. Em terras boreais continuo o mesmo, mesmos amores, mesmas vontades, mesmos erros, mesma mesmice que se tornou tão desinteressante para quem eu gostaria de interessar mais neste mundo. Os erros daqui, são os mesmo erros de lá. São erros, continuam enganos de escolhas e acabam sempre comigo sozinho. Que maldição é essa de nascer insatisfeito e sofrer com cantillenas del reyes. Divido minha lamúria numa língua que não é minha e que nem sei o que diz, mas me faz sentir. Aproveitem Fljótavík do Sigur Rós, clique aqui para baixar e ouvir.
4.05.2009
Pássaros da Noruega
Tejna! Tudo segue tranqüilo por aqui. Passei o sábado andando pela cidade, revendo locais e comendo muito. Hoje a programação é a mesma, vou passar a tarde em Gamla Stan ou Cidade [stan] Velha [gamla] comendo bolo de cenoura e bebendo café para aproveitar o dia ensolarado. O calor chegou junto comigo por estas bandas e as coisas começam a brotar por todos os cantos. Incrível a diferença de um dia para o outro, o cinza passa dar lugar ao azul e o sol cada vez brilha mais. Eu, Margrethe e Edvard já estamos planejando a nossa viagem para Kiruna, no extremo norte, para ver as luzes da meia-noite. Fico por aqui neste domingo cheio de saudades de coisas deixadas no Brasil e para vocês um presente norueguês, Sidsel Endresen & Bugge Wesseltoft. Para ouvir Birds clique aqui. Hej då!
4.04.2009
4.03.2009
4.01.2009
Por que eu gosto da Suécia No.1
Queridos leitores amigos, este é o primeiro post sobre a minha vida por aqui nas terras boreais. A viagem foi longa, a imigração em Munique horrível. Cheguei em cima da hora para a minha conexão e a fila para checar o passaporte dava voltas e poucos guichês funcionando, para ser preciso 3. Isto mesmo amiguinhos, T-R-Ê-S guichês para um mundo de gente contra C-I-N-C-O destinados para a comunidade européia. Para abrilhantar a minha chegada, ora o que acontece com o tupiniquim que lhes escreve. Dou-lhe uma, dou-lhe duas e a resposta certa é quem respondeu que euzinho fui barrado, pois o senhorzinho no guichê achou que minha permissão de residência na Suécia era falsa. Agora, a surpresa foi saber que ele achou isso porque eu não disse prontamente que morava aqui. Eu retruquei dizendo que eu não disse, pois não morava ora bolas. Sou estudante e estava chegando. Pode um negócio deste e nem era primeiro de abril ainda, mas tudo correu bem e cheguei são e salvo em Estocolmo. Agora vou começar a escrever sobre as razões de gostar da Suécia, ou "ISVÉLIA" "SUÉLIA" para um amigo ai. Assim, vou dividindo minha paixão e histórias com vocês. Para começar a lista de motivos: aqui tem knäckebröd, você escolhe o leite e todos os seus derivados pela concentração de gordura, tem köttbullar em qualquer lugar para comer, tem lingon e tudo que se consegue fazer com essa fruta (se alguém descobrir o nome dela em português me avise, em françês é airelle e já aviso que não é o espanhol mirtillo), transporte público funciona e esta sempre no horário, sou vizinho da realeza, tem Ikea que salvou a minha vida, mas isto é outra história e vou parar por aqui para não dizer tudo de uma vez. Hej då.
Assinar:
Postagens (Atom)