4.01.2009

Por que eu gosto da Suécia No.1

Queridos leitores amigos, este é o primeiro post sobre a minha vida por aqui nas terras boreais. A viagem foi longa, a imigração em Munique horrível. Cheguei em cima da hora para a minha conexão e a fila para checar o passaporte dava voltas e poucos guichês funcionando, para ser preciso 3. Isto mesmo amiguinhos, T-R-Ê-S guichês para um mundo de gente contra C-I-N-C-O destinados para a comunidade européia. Para abrilhantar a minha chegada, ora o que acontece com o tupiniquim que lhes escreve. Dou-lhe uma, dou-lhe duas e a resposta certa é quem respondeu que euzinho fui barrado, pois o senhorzinho no guichê achou que minha permissão de residência na Suécia era falsa. Agora, a surpresa foi saber que ele achou isso porque eu não disse prontamente que morava aqui. Eu retruquei dizendo que eu não disse, pois não morava ora bolas. Sou estudante e estava chegando. Pode um negócio deste e nem era primeiro de abril ainda, mas tudo correu bem e cheguei são e salvo em Estocolmo. Agora vou começar a escrever sobre as razões de gostar da Suécia, ou "ISVÉLIA" "SUÉLIA" para um amigo ai. Assim, vou dividindo minha paixão e histórias com vocês. Para começar a lista de motivos: aqui tem knäckebröd, você escolhe o leite e todos os seus derivados pela concentração de gordura, tem köttbullar em qualquer lugar para comer, tem lingon e tudo que se consegue fazer com essa fruta (se alguém descobrir o nome dela em português me avise, em françês é airelle e já aviso que não é o espanhol mirtillo), transporte público funciona e esta sempre no horário, sou vizinho da realeza, tem Ikea que salvou a minha vida, mas isto é outra história e vou parar por aqui para não dizer tudo de uma vez. Hej då.

5 comentários:

Anônimo disse...

“Mudando-se a vida, / Se mudam os gostos d’ella” – Luís de Camões

Ju disse...

UHUUUUUUUUUULLLLLLLLLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!!

wagicars

Anônimo disse...

“A que parte irei c’o pensamento / Que para descansar parte me seja?” – Diogo Bernardes

Anônimo disse...

“Enquanto aqui embaixo a indefinição é o regime
E dançamos com uma graça cujo segredo
Nem eu mesmo sei
Entre a delícia e a desgraça
Entre o monstruoso e o sublime”
(Caetano Veloso)

TONY GOES disse...

Acho que o lingon / airelle é o popular cranberry dos americanos, que no México eles chamam de arándano e no Brasil tem o nome absurdo de oxicoco, tirado de seu nome científico.

Valei-me Wikipedia!

aqui tem mais do mesmo

Blog Widget by LinkWithin