12.20.2010

Derezzed



Hoje é dia de levar os sobrinhos para assistir Tron Legacy 3D. Virou tradição de natal, ano passado Avatar e este ano Tron. Eu os levo ao cinema, compro todos as guloseímas que quiserem e voltamos todos para casa com o estômago doendo de tanto comer tranqueira e dor de cabeça por causa dos óculos 3D. Delightful. Tudo pela família e tradição.

Na na na naaaaaaaa

12.19.2010

D'outros

Para outros, se fez numa colcha de retalhos. Pedaços costurados, colagem de restos, amontoado de sentimentos, sobras de coisas e muitas idéias desperdiçadas. Fez-se misto de armadura e prisão. Busca caber em si, mas não cabe. Não encaixa, escorre e escapa. Não consegue ser entre outros. Está entre outros, porém existe em outro lugar. Noutro lugar é completo, não é mais pedaços, nem sobras. É apenas sentimento e sonhos. Nada lhe segura ou controla. Flui. Neste lugar descostura cada alinhavo que um dia o prendeu à existência d’outros.


Berlinde de Bruyckere (via Saatchi Gallery)

What kind of Economist are you?


"Arti" minha e idéia roubada daqui. E ai caro leitor amigo, qual é o seu tipo?

Na pesquisa de doutorado pela Unicamp eu digo que no mercado de hoje, o uso estratégico da cadeia de oferta está restrito à eficiência e/ou eficácia dos custos e na excelência em atendimento a clientes em busca do lucro e da vantagem competitiva. Logo, a pesquisa busca melhorar o uso estratégico destas cadeias, em particular, a utilização do conceito de Ecologia Industrial, na busca pela sustentabilidade socioambiental do processo de produção e consumo. O objetivo geral é investigar a integração entre o conceito Ecologia Industrial e a gestão estratégica das cadeias de oferta, uma vez que a sustentabilidade do desenvolvimento consiste em encontrar meios de produção, distribuição e consumo dos recursos existentes de forma mais coesiva, economicamente efetiva, ecologicamente viável, socialmente justa e territorialmente planejada. Deste primeiro doutorado, surgiu a idéia de colocar a teoria explorada na Unicamp em um caso prático. De lá vim parar aqui na Suécia e no Instituto Real de Tecnologia vou por para rodar o que criei no Brasil. Assim, minha pesquisa por aqui neste segundo doutorado virou Sustainable supply chains for bioenergy systems: In today’s market, the strategic use of energy flow management is restricted to cost effectiveness and excellence in customer service in pursuit of profit and competitive advantage. This research project seeks to improve the strategic use of these supply chains, in particular the use of the concept of sustainable supply chain management in order to reinforce the sustainability aspects of forest-based systems and to guarantee their multiple services in promoting sustainable development. Aqui sigo KeynesianDO o dia.

12.14.2010

Meu, meu, meu....todo meu! Meu CASCO

Sim, eu tenho comprei casco. Tenho orgulho do meu casco, apesar dele ainda não ter chegado por estas bandas congeladas da Suécia. Por falar em frio, o inverno ainda não chegou e as temperaturas estão cada vez mais baixas. A cidade toda branca, o cinza na cara dos moradores e os atrasos do metro. A diferença no humor é gritante. No verão, todo muito rindo à toa. Amigavéis na rua e no entra e sai do transporte público. Nestes dias escuros e gelados todos dão coices, mas agora eu tenho casco para me alegrar.
Indulgência em forma de sustentabilidade e estilo. Para comprar o seu iPhone case da CASCO feito à mão com bambu é só clicar aqui querido leitor amigo. Salve a responsabilidade estendida do produtor!

12.13.2010

Matemática e brioches...


Finalmente minha proposta de pesquisa foi aceita pela universidade e estarei registrado no meu segundo doutorado em janeiro. Novo ano, novo país, nova pesquisa. Para comemorar decidi fazer pela primeira vez brioches. Todos que me conhecem de perto sabem da minha fixação por essa delícia resultada da química entre ovos, farinha e manteiga. A receita é simples. Precisa de boa vontade, ingredientes, conhecimento básico em matemática e muque. Nada que vocês queridos leitores amigos não tenham à disposição. A fórmula matemática está aqui para 1kg de farinha, no mais é brincar com as proporções.

Brioche = 100% de farinha + 12 ovos + 60% de manteiga +
15% de açúcar + 2% de sal + 3,5% de fermento biológico

A brincadeira começa juntando todos os ingredientes em uma vasilha grande e funda. Misture-os até formar uma massa homogênea, lisa e que não grude nos dedos. Está é a fase que precisa de muque. Bata a massa sem dó, assim a manteiga se dissolve na bela massa. Cubra a vasilha com um pano úmido para não ressecar e deixe descansar por 20 minutos. Em seguida, rebata a massa por 5 minutos, desta vez abrindo, dobrando, abrindo novamente e redobrando. Faça uma bela trança e deixe-a descansar novamente. Desta vez na geladeira por 2 a 6 horas para que a manteiga contida na massa endureça. Retire do refrigerador, passe ovos batidos na massa e ela está pronta para assar. Eu deixei por 20 minutos em 180 graus Celsius. Aproveitem.

aqui tem mais do mesmo

Blog Widget by LinkWithin