11.15.2008

Oi é breque de boi


Demorei para entender as respostas sábias de minha avó em formas de ditados e rimas. Por exemplo, eu nunca entendi muito bem o que significava a resposta ao meu "oi". Breque de boi? Como assim? Que raio de resposta é essa? De qualquer forma, sempre me fez rir e até hoje, eu com meus quase quarenta e cinco 37 e ela com seus quase muitos anos de vida, ainda continuamos achando graça. Apesar de saber relacionar os sons de comando do carro de boi com a nossa saudação secreta, contínuo sem saber "the real meaning behind it", mas "whatahell". No final, o que importa é saber que algumas coisas não precisam ter sentido e sim sentimentos. Dito isto, agora é hora de escrever para quem quiser saber as notícias de cá. O tempo por aqui em minha terra natal segue tranqüilo, meu irmão aparando o gramado, meus sobrinhos pulando no meu colo, minha avó cozinhando quitutes. Por falar em quitutes, o cheiro por aqui avisa que é hora de voltar para a cozinha e ajudar na feitura das bolachas de nata. Oi! Quem quer?

4 comentários:

Anônimo disse...

::

Q invejinha branca de vc...

Eu aki sozinho no meu apê, assistindo todos os filmes chorosos possíveis, rsss...

Pelo menos espero colocar td essa tristeza p fora de uma vez e começar a semana com bateria full, como acho q vc parece estar.

Abraço e boa semana p nós!

::

Anônimo disse...

ah....deu saudades de dona Idalina...mande beijos, muitos beijos...

Betty Vidigal disse...

Te conto.
No início da década década de 1970, os jovens começaram a se cumprimentar dizendo "oi".
Os adultos odiavam.
Então respondiam: "oi é freio de boi".
Porque era o que os boiadeiros diziam para frear, brecar, o carro de boi.
Diziam "oooi!" e os bois paravam.
Com o tempo, os coroas também começaram a usar esse cumprimento.
E agora ninguém se lembra mais de quando começou.

Anônimo disse...

Muito bom, gostei muito da explicação! Sempre achei péssima expressão, a gente cumprimenta toda feliz e a pessoa vem com esta resposta. 😵‍💫

aqui tem mais do mesmo

Blog Widget by LinkWithin