10.31.2008

Trick or Treating

Dia das bruxas, ha-ha grande coisa. Eu sei que os mais ufanistas vão dizer que eu voltei americanizado, mas no final não somos todos americanos? Uns do norte, outros do sul e alguns perdidos no meio. Qual o problema de ter saudades ou memórias boas de uma celebração que não diz respeito ao saci-pererê ou boi-tatá? Não vou negar que sou louco por você tenho alguns problemas com certas posições estadunidenses, mas não sou contra o Halloween. Pelo contrário, como gordo que sou, é uma data na qual eu me deliciava com doces e principalmente com a torta de abóbora. Parem de torcer o nariz queridos leitores amigos! Quem nunca provou, não tem direito de recriminar (risos...). Por conta desta memória gastronômica virei Barão Geraldo, quiçá Campinas, de pernas para o ar em busca do Santo Graal da receita, um tal de leite evaporado. Nunca caguei dei muita atenção para este ingrediente, até porque pelos países por onde passei era algo que em qualquer lugar eu encontrava. Agora de volta às terras tupiniquins "necas de bitiritibas". Porém, não me dou facilmente como vencido em nada nesta vida e como a criatividade é um produto da necessidade, vou arriscar o meu talento de pesquisador.  Vou adaptar o bendito leite evaporado a situação. Meu primeiro passo foi buscar na internet a composição nutricional do tal leite. O passo seguinte foi descobrir a concentração dos ingredientes e, por fim, baseado no modelo hipotético-dedutivo, optei por utilizar leite em pó diluído em uma pequena quantidade de água para lhe garantir a liquidez do produto original. O resultado empírico eu prometo relatar caso eu sobreviva ao meu feito.  Para os bravos exploradores que passam por aqui, segue a receita original da minha pumpkin pie predileta. Bom proveito!

Traditional Pumpkin Pie Recipe

Para a massa:

300 gramas de margarina vegetal sem sal resfriada , porém não muito dura.
1 copo de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
2 ou 3 colheres de água fria

Misturar os ingredientes sempre mantendo a temperatura baixa baixa até dar ponto. Isto é, a massa vai soltar das mãos e ficar homogênea. Caso, a massa ficar muito mole, deixe-a descansar na geladeira e volte a trabalhar. Quando estiver pronta, abrir a massa e cobrir uma forma de 20cm para tortas com uma camada não muito fina, algo em torno de 0.30cm (give or take!)


Para o recheio:

3/4 de copo de açucar cristal
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de noz moscada ralada
1/4 de colher de cravo da índia em pó
2 ovos grandes inteiros
350ml de leite evaporado
500 gramas de massa de abóbora cozida

Bater os ovos em uma vasilha e reservar. Em seguida, misture os ingredientes secos juntamente com a massa de abóbora e bater acrescentando os ovos e o leite evaporado até virar uma massa homogênea. Atenção, utilize a massa da abóbora apenas e não a água utilizada para o cozimento. Com a massa aberta na forma, colocar o recheio. Pré-aquecer o forno em 215 graus por 15 minutos, reduzir para 176 graus e levar ao forno o produto do seu trabalho suado. Deixar assar por aproximadamente 45 minutos. Quando estiver pronta, retirar a torta do forno e servir fria ou gelada. Sugestão, crème chantilly ou sorvete são ótimos acompanhamentos.

3 comentários:

Thiago Gagante disse...

Leite evaporado. Uma vez evaporado, como vc vai conseguir pegar o leite? Depois diz q não é doido!

Nunca comi torta de abóbora, mas pela foto, pareceu delícia! Guarda um pedaço pra mim.

: )

Elias Mendes disse...

hmmm ... parece deliciosa a torta de abóbora ...o problema vai ser achar o tal do leite evaporado ...tipo, eles vendem em aerosol oO ???????


aproveito e deixo um agradecimento a sua visita ao meu blog a muitos meeeeeses atrás, fico feliz que tenha apreciado meu texto. finalmente atualizei.

abraço !

Anônimo disse...

vc não é gordo. faz essa torta pra mim? vêm,vêm fazer, vem!

aqui tem mais do mesmo

Blog Widget by LinkWithin